A cor na identidade visual de sua empresa

30/11/2010 16:30

 

 

As cores são um elemento de extrema importância dentro de uma identidade visual. Elas comunicam e emocionam, além de transmitir conceitos juntamente com o símbolo e o logotipo de uma marca. São uma peça fundamental de identidade visual, e não devem ser escolhidas de forma aleatória, e sim após criteriosa pesquisa.

As cores tiveram por muito tempo apenas finalidades estéticas, mas graças aos estudos realizados por mestres da cor como Johannes Itten, Paul Klee, kandinsky entre outros, hoje podemos nos utilizar das funções e finalidades práticas da cor.

Lilian Reid nos mostra em seu livro: “Cor no Processo Criativo” que cada pessoa tem uma paleta de cores preferenciais, que compõem o seu timbre subjetivo. Ao utilizar os princípios subjetivos para a criação, o designer cria significados e usos para as cores baseados em seus gostos pessoais, que identificam seu temperamento e perfil psicológico. Já a aplicação de princípios objetivos tem por finalidade o uso das cores de forma conceituada, através de análise de contrastes, formas e reações psicofisiológicas de sua interpretação e assimilação.

 

Também é necessário compreender que fatores culturais interferem no modo como sentimos e interpretamos as cores, por exemplo, em nossa cultura ocidental, a cor preta está associada à morte, luto, causando até mesmo desconforto em algumas pessoas (por exemplo em um quarto com paredes e teto pretos), mas em outro contexto (ainda em nossa cultura), o preto pode significar sofisticação e luxo, afinal, que mulher excluiría o vestido “pretinho básico” de seu guarda roupas?

É necessário “dar mais ouvidos” às cores em um projeto de identidade visual, pois não será apenas o fato de escolhermos uma “cor da moda” ou uma cor integrante do nosso timbre subjetivo que irá fazê-la funcionar em um projeto, é preciso utilizar as cores, e além das cores, os outros elementos participantes do processo de desenvolvimento de identidade visual como, formas, tipografia, posicionamento, conceituação, de maneira consciente, para que a mensagem final seja completa.

Um grande auxílio na importante escolha da cor para o logotipo de sua empresa, uniformes e outros elementos da identidade visual é o circulo cromático. Lillian Reid Nos apresenta o circulo com várias maneiras de relacionar as cores entre si, encontrando dessa maneira, diversas possibilidades de harmonias e contrastes entre elas.

 

 Alguns Links Interessantes sobre teoria da cor:

http://www.criarweb.com/artigos/teoria-da-cor-estudo-algumas-cores.html*

http://www.maltanet.com.br/portal/pesquisa/01_teoria_das_cores.htm*

http://mabsinto.files.wordpress.com/2010/01/aula-03-cor.pdf*

 

*Links visitados pela última vez em: 30/11/2010

 

 

 

Bibliografia utilizada:

COR NO PROCESSO CRIATIVO, A - 2ª EDIÇÃO / Lilian Ried Miller Barros, Senac São Paulo 2009

 

 

 

©Design Factory 2010

 

 

Voltar