Blog

Identidade Visual - Projeto Lar do Trigo (Chapecó - SC) / Briefing e Naming

01/07/2010 22:16

Abaixo se encontram as informações coletadas pela Design Factory para iniciar o desenvolvimento da identidade visual da empresa de panificação de Claudete Beltrame, Chapecó – SC.

O projeto solicitado vai desde a criação do nome da empresa (naming) até o logotipo em si, e suas aplicações nos suportes necessários para a personalização da empresa (material de divulgação, embalagens, fachada e etc).

 

Briefing

 

1.Ramo de atividade da empresa: Panificação (Fabricação de pães, massas, tortéis e salgados em geral)

 

2.Concorrentes: Mercados e Supermercados, Padarias e Vendedores Informais.

 

3. Que público sua empresa almeja atender?

Pessoas físicas diretamente e supermercados.

 

4. O que a diferencia dos demais concorrente?

A produção é 100% caseira, sem a adição de corantes ou conservantes, e de alto valor nutricional.

 

5. Onde a empresa está instalada? (Cidade e estado)

Chapecó – SC

 

6. Qual ou quais são os principais produtos ou serviços de sua empresa?

Fabricação de pães e salgados variados.

 

7. Quais cores você mais gosta? E quais menos gosta?

Menos gosta: Amarelo Ovo, Roxo e Rosa Pink.

Mais gosta: Amarelo Queimado, Marrom Claro, Preto, Verde Claro (Verde Água), Azul Céu.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


NAMING (processo de composição do nome do empreendimento)

 

Iniciado o processo de pesquisa para a composição do nome do empreendimento da Sra. Beltrame, os designers, após a reunião de brainstorming (tempestade de idéias - onde todos expõem suas idéias iniciais), montaram uma lista de possíveis nomes para a empresa, e então selecionaram 3 opções para análise da cliente.

 

Os nomes selecionados para seu empreendimento estão listados abaixo:

 

•          Maison do trigo: este nome foi selecionado por apresentar uma palavra francesa,”Maison” (casa) em sua composição que denota e carrega consigo a tradição na área da panificação na frança principalmente nos artigos produzidos com o trigo, uma vez que a França está entre um dos países que exporta muitos produtos ligados ao pão, a começar pela farinha, da qual vende 1,64 milhões de toneladas para o exterior o que a classifica em primeiro lugar no mundo. Finalmente, escolas de restaurante como o Institut National de Boulangerie-Pâtisserie de Rouen, a Ecole NationaIe de Boulangerie-Pâtisserie de Paris, Lenôtre, ou ainda Ferrandi formam todos os anos centenas de padeiros estrangeiros. E a palavra "casa" retoma a origem e a tradição dos produtos que serão comercial comercializados feitos a partir do trigo. A palavra "trigo" no nome "Maison do Trigo" complementa a idéia de produtos que serão comercializados feitos a partir deste produto.

 

•          Familia do trigo – Pães e Massas: Este nome refere-se à diversidade (família) de produtos que podem ser feitos a partir dessa matéria prima, o trigo. Além disso, remete ao conceito de caseiro, feito com amor e dedicação, que são conceitos pretendidos pela proprietária (segundo informações fornecidas pela mesma) para a imagem do estabelecimento perante seu público alvo. Após o nome colocamos uma descrição breve do ramo de atuação da empresa para informar o cliente.

 

•          Trigo do Oeste – Pães e Massas: Este nome foi selecionado por apresentar referência à cidade de Chapecó, conhecida também como "Capital do Oeste" em Santa Catarina que apesar de sua fundação recente (1917) é um importante pólo econômico do sul do país, e a maior cidade do Oeste catarinense. Optamos por escolher a palavra "trigo" para compor o nome do empreendimento por ser o ingrediente principal dos produtos da empresa. Após o nome colocamos uma descrição breve do ramo de atuação da empresa para informar o cliente.

 

Fontes pesquisadas:

https://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/5016

 

https://www.pousadadascores.com.br/culinaria/historia_pao/historia_pao.htm

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o_franc%C3%AAs

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapec%C3%B3

 

https://www.chapeco.sc.gov.br/prefeitura0/

 

Após a apresentação das propostas de naming à cliente, fomos informados do interesse da mesma em unificar os conceitos das duas primeiras opções, pois seu maior interesse era que o ambiente familiar fosse relacionado à imagem da empresa, então após a troca de idéias resolvemos que "Lar" seria a palavra mais adequada para compor o nome do empreendimento (casa[maison]+família=Lar) .

©Design Factory 2010

 

 

Conheça o Processo de Trabalho da Design Factory

01/07/2010 12:27

(Clique aqui para ampliar a imagem)

A imagem acima é um infográfico que apresenta o nosso processo de trabalho, desde o contato com o cliente e a apresentação do problema pelo mesmo (Briefing) passando pelos processos criativos e entregas de propostas, incluindo a fase de produção que pode ou não ser feita pelos profissionais da Design Factory, de acordo com a vontade do cliente.

 

©Design Factory 2010

 

PROMOVA SUA EMPRESA!

14/02/2010 04:25


Os serviços Design Factory são necessários para alavancar seus negócios, afinal, quem compra aquilo que não vê?

 


Na promoção através de folhetos, por exemplo, ainda que o leitor/cliente não possa tocar seu produto, ele verá o cuidado que você teve em informá-lo, e sua vontade de se tornar conhecido dele.

 

 


Se o seu produto ou serviço interessar ao leitor do folheto, ele com certeza irá considerar as informações contidas nele. Faço-lhes ainda a seguinte pergunta: Quem nunca foi seduzido por um anúncio ou propaganda bem-feita?

 


Está na hora de mostrar sua empresa ao mundo, investir na qualidade e divulgação de seus produtos e serviços!


 


A Design Factory está aqui para sugerir o melhor caminho a ser seguido, ou simplesmente executar os passos que sua empresa decidiu trilhar, sempre norteados pela Qualidade, Criatividade, Confiança e Design.

 


 

©Design Factory 2010