Identidade Visual - Projeto Lar do Trigo (Chapecó - SC) / Logotipo

07/07/2010 13:55

Logotipo

 

A empresa “Lar do Trigo – Pães e Massas” produz diversos produtos caseiros, 100% naturais e com alto valor nutricional a partir do trigo. Entre seus produtos estão, pães, massas, tortéis e salgados em geral, uma de suas maiores vantagens competitivas está no fato de seus produtos não apresentarem aditivos químicos como corantes e conservantes, o que os tornam mais saudáveis e adequados à alimentação familiar.

Os principais públicos alvo do Lar do Trigo – Pães e Massas são o público direto (famílias) e supermercados.

----------------------------------------

 


Acima estão algumas imagens de referência retiradas da internet

 ---------------------------------------- 

 


Esta proposta foi desenvolvida para atender as necessidades expostas no briefing respondido pelo cliente e possui itens que representam os conceitos e mensagens pretendidos pelo empreendimento LAR DO TRIGO, pertencente a Sra. Claudete Beltrame.

O logotipo foi composto pela fonte KONTOR DISPLAY, que possui elementos que simbolizam seriedade e sofisticação (serifas, formas retas e alongadas) e ao mesmo tempo uma descontração, um ‘‘calor’’ (elementos soltos do ‘r’ e do ‘g’, terminais do ‘a’ e ‘g’). Também faz parte do logotipo 3 representações da semente do trigo.

A forma escolhida para conter o logotipo foi o círculo, dando uma idéia de medalha (prêmio) que é complementada pelos ramos de trigo estilizados ao redor da circunferência (como folhas de louro), denotando uma recompensa para grandes clientes como supermercados. Outros conceitos relacionados ao círculo são perfeição, estabilidade, proteção (lar, família), renovação, que indicam as características do LAR DO TRIGO que tem por finalidade conquistar os clientes diretos (famílias, donas de casa, etc.). Para conter o serviço oferecido pela empresa ‘pães e massas’, resolvemos optar pelo banner, que é muito utilizado pelas empresas do ramo, causando uma identificação do cliente com o estabelecimento.

 


As formas estilizadas e gestuais (que imitam os movimentos da mão humana) sugerem o formato de uma casa (lar, estrutura familiar) para dar a idéia do produto ‘caseiro’, da produção artesanal, mensagem transmitida através da colocação de uma saída de fumaça de um possível forno a lenha. Utilizamos a fonte LUCIDA HANDWRITING que é manuscrita e se enquadra perfeitamente com o estabelecimento (que é de base artesanal e familiar). Os ramos  de trigo logo a  baixo do nome do estabelecimento complementam a idéia de produtos fabricados a partir do trigo.

A cor escolhida foi a laranja, que é uma cor quente (sabendo-se que cores quentes incitam a fome), que se encaixa perfeitamente com os objetivos da marca e da empresa representada por ela.

 


 

O símbolo utilizado é de um ramo de trigo na palma de uma mão (ambos estilizados), para passar os conceitos de ‘cuidado’, ‘segurança’ e ‘família’, que promovem uma identificação do cliente com a empresa. A fonte utilizada foi a KONTOR DISPLAY, que denota seriedade, sofisticação (linhas retas e alongadas) e um traço de descontração, promovido por elementos soltos e orgânicos da fonte.

A cor escolhida foi a laranja, que é uma cor quente (sabendo-se que cores quentes incitam a fome), que se encaixa perfeitamente com os objetivos da marca e da empresa representada por ela.

 


 

Esta proposta foi composta baseada na idealização que se tem de uma casa (lar), que dá traz consigo os conceitos de ‘cuidado’, ‘segurança’, ‘família’, que tem por objetivo promover a identificação e familiaridade do cliente com o estabelecimento. O logotipo foi composto pela fonte KONTOR DISPLAY, que possui elementos que simbolizam seriedade e sofisticação (serifas, formas retas e alongadas) e ao mesmo tempo uma descontração, um ‘‘calor’’ (elementos soltos do ‘r’ e do ‘g’, terminais do ‘a’ e ‘g’) .

©Design Factory 2010

 

Voltar