Uma Introdução ao Conceito de Design Gráfico

30/11/2010 16:16

O homem criou sua própria natureza, projetou cidades, prédios, ruas, tráfego de trânsito, e colocou estes projetos em prática. Hoje eles são implantados em inúmeras cidades ao redor do mundo, os prédios, os veículos, os objetos de uso cotidiano como roupas ou eletrodomésticos, tudo reproduzido em larga escala, posicionando o homem no centro da natureza urbana criada por ele, uma realidade viabilizada pela repetição.

 

O que você pensa ser mais provável acontecer? Você esquecer o seu telefone celular ao sair de casa, ou esquecer de molhar a planta que enfeita o seu quarto? O homem é acima de tudo um ser cultural, sente-se muito mais confortável com os itens Fornecidos por sua cultura, como os costumes, crenças, realizações, produções artísticas e intelectuais de seus ancestrais e contemporâneos, do que com o que foge dessa definição, ou seja, o que não foi produzido ou projetado por ele.

Segundo Wilton Azevedo no livro “O que é Design”(2005, pág. ), a palavra design significa projetar, compor visualmente ou colocar e prática um plano intencional. Ele ainda propõe a questão: Por que um pintor não pode ser considerado um designer? Afinal, ele tinha um plano antes de começar uma pintura, fez um esboço.

O pintor torna-se um designer quando pensa na reprodução de seus quadros, quando quer que sua pintura seja vista em cada canto do seu país ou do mundo em forma de pôster, por exemplo. O conceito de design tem uma ligação indissociável com o conceito de reprodução em massa, de cópia.

 

O designer gráfico surge com a necessidade que o homem tem de se comunicar, de passar seus conhecimentos para as próximas gerações. Foi apenas com o advento das técnicas de impressão e a impressão tipográfica que a página pôde ser pensada, projetada e diagramada. Surge então o design gráfico, que se refere ao material a ser impresso.

 

©Design Factory 2010

 

Voltar